ACAP - Pocariça

Caminho já feito nas atuais instalações


Durante os primeiros anos, esta associação desenvolveu a sua atividade essencialmente na área cívica e cultural, realçando-se, neste período, a publicação, em 1997, da 2.ª edição (fac-similada) do livro “A Freguesia da Pocariça do concelho de Cantanhede”, de Viriato de Sá Fragoso (1939), com a colaboração da família.

 

A área de solidariedade social, embora sendo uma preocupação de sempre, teve a sua primeira concretização em 2005, quando a ACAP assumiu a responsabilidade pelo Centro de Convívio para idosos, até então sob a tutela da Caritas Diocesana. Este Centro funciona, ainda hoje, no edifício da antiga escola primária masculina, cedido para o efeito pela Câmara Municipal.

 

O estudo de caracterização da população idosa da freguesia, realizado em 2006, realçou como área prioritária de intervenção o Apoio Domiciliário.

 

Neste sentido, após algumas obras de remodelação e de ampliação do espaço da cozinha e anexos e a aquisição do equipamento necessário, inaugurou-se, em fevereiro de 2008, o funcionamento da valência de Apoio Domiciliário. Iniciámos esta atividade com o apoio e a supervisão da Segurança Social, inicialmente com 8 acordos, passando a 12 em 2012. Segundo o parecer daquela entidade, as instalações provisórias em que estávamos a funcionar não tinham capacidade para apoiar mais utentes.

 

Contudo, a procura dos nossos serviços foi sempre crescente. Em 2015, para responder às solicitações que nos chegavam e satisfazendo os requisitos exigidos pela Segurança Social, vimo-nos forçados a realizar algumas obras de ampliação da cozinha, da zona de tratamento de louça e da despensa. Concluídas as obras e após as vistorias legais das diversas entidades, a Segurança Social considerou que as atuais instalações têm capacidade para prestar apoio domiciliário a 40 utentes.