ACAP - Pocariça

A ideia do Centro Social


A ACAP tem vindo a reconhecer que é uma prioridade a construção de um Centro Social com condições que possibilitem ajudar os idosos, que solicitam os nossos serviços, a envelhecer com mais qualidade e dignidade.

 

Desde novembro de 2002, esta instituição é titular de um terreno doado pela Junta Freguesia da Pocariça, para a construção do Centro Social.

 

Pretende-se a construção de um Centro Social Polivalente, que permita aumentar o número de idosos a apoiar no imediato, com capacidade para 40 utentes em Centro de dia e 40 utentes em Apoio domiciliário. O projeto foi concebido para permitir, mais tarde, a ampliação para outras valências, nomeadamente lar, creche, jardim-de-infância, centro de atividades de tempos livres ou outras.

 

O projeto de arquitetura e de engenharia bem como todos os projetos de especialidade foram realizados e estão aprovados pela Câmara Municipal de Cantanhede e pela Segurança Social, desde 2012. Foi, de seguida, requerida e despachada favoravelmente a licença de construção.

 

Com vista a dar solidez financeira ao projeto, neste período, fizemos duas candidaturas a financiamento público através do programa PARES. Apesar de o projeto ter obtido boa classificação, não fomos contemplados com financiamento.

 

Face à dificuldade em encontrar financiamento estatal, a Direção da ACAP deliberou dividir o projeto em fases e dar início à execução da primeira fase, que inclui erguer e cobrir a estrutura de todo o edifício, recorrendo a meios próprios e a crédito bancário.

 

Em junho de 2015, iniciou-se o processo de seleção da empresa construtora, o qual foi concluído em outubro, tendo o contrato sido assinado pelas partes em novembro. Finalmente, a construção do centro social iniciou-se nos primeiros dias de dezembro de 2015, com os trabalhos de preparação do terreno.