O financiamento da obra exige a mobilização de múltiplos esforços e iniciativas de angariação de fundos, envolvendo os órgãos sociais, as funcionárias, os associados, a população da Pocariça e Arrôtas e todos os nossos amigos de localidades vizinhas. Queremos incluir nesta ampla comunidade de apoio os nossos conterrâneos emigrantes, residentes nos vários continentes, alguns dos quais já têm trabalhado empenhadamente pela nossa causa. O desafio que assumimos só será possível de concretizar com a colaboração de todos!
Estas são algumas das atividades que temos desenvolvido nestes anos:
1. Tasquinha da Pocariça na Expofacic
Desde 2006, sempre que nos tem sido disponibilizado o espaço, a ACAP tem-se responsabilizado pela exploração da tasquinha da Pocariça na Expofacic (Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede).
Nesta atividade, a disponibilidade e o esforço do trabalho voluntário dos elementos que fazem parte dos órgãos sociais e de vários amigos da associação, bem como a ajuda de várias pessoas que oferecem sobremesas e outros bens alimentares, têm permitido reunir verbas importantes para a concretização do objetivo em curso.
No quadro das regras definidas pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, dando condições prioritárias às IPSS para participarem na Expofacic desde 2014 temos assegurado a participação todos os anos.
2. Almoços/Jantares de angariação de fundos
Em 2012 e 2013, organizámos dois jantares convívio no salão da Associação Musical da Pocariça, cedido graciosamente por esta Associação nossa parceira. Em ambos os casos, a lotação esgotou-se. Estes jantares foram animados por distintos grupos musicais que muito contribuíram para o sucesso da iniciativa.
Em 15 e 16 de outubro de 2016, numa tenda cedida pela Câmara Municipal, que foi montada junto da obra do Centro Social, levámos a cabo um fim de semana solidário, que incluiu comidas, bebidas e muita música. Começou na tarde de sábado, 15, com a progressiva concentração de pessoas. Ao princípio da noite, atuou o grupo musical pocaricense Opus 21 e, já mais pela noite dentro, um DJ que propiciou um animado convívio juvenil. No domingo, teve lugar um almoço com mais de 350 pessoas, a que se seguiu uma tarde musical com a atuação da Banda Filarmónica da Pocariça e, a seguir, do grupo infantil do Rancho Folclórico “Os Esticadinhos de Cantanhede”. A meio da tarde, foi facultada ao público uma visita às obras do Centro Social. Aproveitámos a ocasião para fazer o sorteio das rifas vendidas desde o último jantar solidário e atribuir os respetivos prémios. Registamos com muito agrado e agradecemos do fundo do coração a colaboração generosa de muitos amigos e amigas da ACAP, a disponibilidade das entidades musicais que quiseram enriquecer esta iniciativa e a presença dos senhores presidentes da Assembleia Municipal, da Câmara Municipal de Cantanhede e da senhora presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Em 2018 está a ser programado Nova festa solidária para os dias 14 e 15 de Setembro.
3. Janeiras
No final do mês de janeiro de 2016, fizemos uma volta pelas ruas da Pocariça e Arrôtas com vista a recolher donativos da população. Tivemos a colaboração solidária do grupo musical “Meia Tuna”, que nos acompanhou cantando e tocando ‘Janeiras’, animando, assim, esta nossa ação em favor do nosso Centro Social. Em donativos, recolhemos cerca de 2 000 euros.
4. Mercadinho solidário
Em 2015, iniciámos a realização de mercadinhos solidários, nas manhãs de domingo. Esta iniciativa tem sido realizada com regularidade. Embora com periodicidade ajustada em média realiza-se um mercadinho de 2 em 2 meses. Nestes mercadinhos, todos os bens alimentares (produtos hortícolas, frutas, animais de capoeira, pão e broa, bolos e salgadinhos, etc.) são oferecidos por conterrâneos e amigos. Os bens não alimentares (vestuário, calçado, etc.) têm sido oferecidos por várias empresas de distribuição.
Esta é mais uma iniciativa com sucesso, que, para além de promover a venda de bens a baixo custo, sem pôr em causa as regras da concorrência, promove simultaneamente o envolvimento de muitas pessoas da freguesia, quer como doadores, quer como compradores.
5. Donativos dos emigrantes
Em 2012, os nossos conterrâneos Vítor e Delmira Silva, residentes na cidade de Hamilton, no Canadá, organizaram um jantar, animado com espetáculo musical, que designaram “Noite das estrelas”, com o objetivo de angariar fundos para ajudar a ACAP a concretizar o sonho de construir um Centro Social. Com o que apuraram nesta iniciativa, entregaram à ACAP um cheque no valor de 32 500 dólares canadianos (cerca de 22 000 euros). Já nos informaram que desenvolveram mais uma iniciativa semelhante, cujo resultado nos entregarão brevemente. Este casal, que muito tem apoiado a nossa associação, também nos fez um donativo pessoal no valor de 2 753,79 euros.
Em 8 de abril de 2017, a nossa comunidade emigrante nos EUA, com a organização de dois casais, com raízes na Pocariça, Adérito Matias e Esposa Maria das Dores em conjunto com Adozinda Neto e marido José Neto, levaram a cabo um jantar solidário em Newark, que reuniu cerca de 350 pessoas, com vista à recolha de fundos para a construção do nosso Centro Social. Maria do Céu Lourenço e Maria Amélia Dias, presidente e vogal da direção, estiveram presentes neste jantar e ajudaram a fortalecer os laços de solidariedade entre esta comunidade de emigrantes e a Pocariça. Desta iniciativa foram depositadas nas contas da associação 21 773,74 euros.
Lançamos o desafio aos nossos conterrâneos emigrantes noutros locais que possam seguir o exemplo destes amigos. Sabemos que dá muito trabalho e preocupação, mas acreditem que a vossa colaboração é essencial para a concretização do sonho que é de todos nós.
6. Sarau Solidário
No dia 4 de março, realizámos uma “Noite de fados solidária”, com a participação graciosa da artista Maria Lavale. Esta artista assumiu ainda todos os custos inerentes ao espetáculo, nomeadamente dos músicos. Este espetáculo rendeu 1736.50 €.
Expressamos o nosso reconhecimento a todas as pessoas que se têm esforçado nas múltiplas atividades de angariação de fundos, com donativos monetários, bens de consumo, bens para o mercadinho, trabalho voluntário, entre as muitas outras formas de colaboração.
Agora que o edifício está a crescer, esperamos trazer mais pessoas para apoiar esta causa, pois o Centro Social Polivalente será uma obra de todos e para todos.